O brasiliense Leônidas inaugura a seção "Você Pergunta" deste blog. Ele tem 48 anos e relata que tem prostatite crônica, uma inflamação da próstata cuja origem pode ser bacteriana ou não.

Leônidas sente dores na virilha, nas costas e no nervo ciático sempre que acaba de ejacular. Por conta disso, acha que sua próstata está sempre inflamada. "Mas nos exames", diz ele, "não aparece nenhuma bactéria. O que eu posso fazer?"

Caro Leônidas, o diagnóstico de prostatite nem sempre é fácil de ser feito, já que seus sintomas podem ser bastante diversos. O paciente pode passar grandes períodos assintomáticos ou ter crises repetidas. Nestes casos, o uso de antibióticos por longos períodos pode ser a solução, mesmo que os exames de cultura bacteriana sejam negativos.  Converse com seu médico.

Obrigado, Leônidas, por ter enviado este email. O objetivo aqui é prestar um serviço de utilidade pública, mas jamais substituir a consulta médica.


Este espaço foi criado para tirar suas dúvidas sobre assuntos ligados à urologia. Envie um email para pergunte@urologia-rj.com.br e veja aqui a resposta. As questões que chamarem a atenção de vários internautas serão respondidas em bloco.

3 comentários:

Anônimo disse...

Doutor após usar duas cartelas de finasterida senti perda da capacidade de manter meu pernis ereto. Tenho ereção, mas não com a mesma potência de antes de utilizá-lo, além da quantidade de esperma reduzir muito, quanse não sai nada, e após a primeira ejaculação, após algum tempo tenho nova ereção, mas não consigo ejacular e isso tem me prejudicado, pois não tenho ereção sifuciente para usar preservativo. Já tem mais ou menos uns 8 meses que não tomo e esses efeitos não desaparecem. O que póde ter acontecido?

Anônimo disse...

DR.SOFRI UMA CIRURGIA DE PROSTA EM 2004,A QUAL NAO RESOLVEU MEU SOFRIMENTO, AO CONTRARIO SO AUMENTOU MEU SOFRIMENTO,PROCUREI SEG. MEDICO PASSEI POR OUTRA CIRURGI DE ESTEITAMENTO NA URETRA,HOJE TENHO UM APARELHO QUE ME FOI COLOCADO P0R TER CONTINENCIA URINARIA.PASSEI ATER FORTES DORES QUE NAO SEI SE E DOR NA BEXIGA OU NA PROSTA OU SE E NO RETO E ORRIVEL O QUE PODE SER? se for pocivel me responda,obrigado.

Marlos disse...

Doutor,meu nome é Marlos tenho 43 anos e aproximadamente a um ano sofro de uma ardência constante no pênis,não é ao urinar e sim o dia inteiro mesmo não aguento mais isso parece que vivo com um isqueiro aceso na ponta do pênis,e o estranho é que quando durmo não sinto nada,mas basta acordar para tudo voltar,já pesquisei na internet e não consegui encontrar ninguém com esses sintomas parece que só eu sinto isso.Até que um dia tive uma epididimite,fui ao urologista relatei tudo isso,ele me receitou antibiótico e melhorei da epididimite,então fiz exame de sangue e o resultado foi de 1,02 no psa total,porém a ultrassonografia da próstata deu forma e contornos normais mas o peso dela é de 41cm, o doutor disse que era prostatite crônica e me receitou cloridrato de ciprofloxacino de 500mg de doze em doze horas durante seis meses,mas depois de aproximadamente 80 dia tive de parar pois estava me causando tendinite e até então não tinha adiantado nada.
Já estou cansado de tudo,não voltei ao médico pois ele me disse para não parar,só que eu não aguentava mais as dores no joelho,não podia nem abaixar e na bula estava escrito que qualquer sinal de tendinite suspender o uso.Voltei a estaca zero e esquisando vi que para diagnosticar prostatite com mais precisão é necessário fazer alguns exame de urina ou semem,o que não foi feito.Mas o que me irrita é esse sintoma horrível,se nem quem tem câncer de próstata sente.Por favor douto seu comentário é muito importante