Paulo, um jovem de 26 anos, procurou um urologista porque não consegue expor totalmente a glande quando tem ereção. Com o pênis flácido, a exposição acontece normalmente. O urologista lhe informou que no corpo do seu pênis existe uma pele esbranquiçada, sendo necessário removê-la através de cirurgia. Paulo pergunta: "Este procedimento é o único a ser adotado?"

Meu caro internauta, não é muito fácil emitir uma opinião sobre seu problema sem examiná-lo.  Quando a pele não permite expor a glande, é porque normalmente ela forma um anel que impede que isto ocorra.  Nestes casos, os tratamentos clínicos são de muito pouca eficiência. Por isso, a melhor opção provavelmente será a retirada desta pele por meio de uma cirurgia de postectomia (mais conhecida como circuncisão).

Este procedimento costuma ser realizado quando o indivíduo apresenta episódios frequentes de infecção na pele - geralmente causados por fungos - ou, como no seu caso, em adultos jovens nos quais a pele atrapalha a atividade sexual quando o pênis está ereto.

Vale lembrar que a circuncisão ajuda a prevenir um grande número de doenças sexualmente transmissíveis. Alguns estudos constataram que homens circuncidados têm menos risco de serem infectatos pelo HPV (papilomavírus humano), que quando transmitido para a mulher, pode determinar o aparecimento de lesões cancerosas no colo do útero.

Obrigado, Paulo, por ter enviado este email. O objetivo aqui é prestar um serviço de utilidade pública, mas jamais substituir a consulta médica.


Este espaço foi criado para tirar suas dúvidas sobre assuntos ligados à urologia. Envie um email para pergunte@urologia-rj.com.br e veja aqui a resposta. As questões que chamarem a atenção de vários internautas serão respondidas em bloco.

2 comentários:

Kevin - PE disse...

Dr. Roberto,

Fiz uma cirurgia de varicoceles do lado esquerdo, dia 07/07/09, E agora já fazem 30 dias.
Ao palpar, nota-se que ainda há a delatação das veias, parece até que tenho três testículos, só q esse "terceiro" é um pouco menor.

Isto é normal?
Com o tempo pode passar?
Ou a cirugia não teve o efeito?

Se puder me ajudar. pode tambem mandar por email

kevin.albertin@gmail.com

Unknown disse...

QUERIA TIRAR UMA DUVIDA COM VC, QUANDO EU TINHA 15 ANOS E ESTAVA ME MASTURBANDO ACONTECEU UMA COISA MUITO ESTRANHA QUANDO FUI GOZAR SAIU SANGUE, AI FUI EM MEDICOS E ELES DICERAM QUE EU NÃO TINHA NADA, UM ANO DEPOIS ACONTECEU A MESMA COISA QUANDO ESTVA TRANZANDO, E DEPOIS DE UM TEMPO PAROU SEM EU TOMAR NADA.. HOJE TO COM 19 ANOS E COMEÇOU A ACONTECER DE NOVO TODA VEZ Q FICO MUITO EXCITADO OU TRANZO, SAI SANGUE QUANDO VOU GOZAR, QUERIA SABER SE É ALGUM VAZINHO QUE ARREBENTA E SE TEM CURA, E SE TEM ALGUM REMEDIO PARA TOMAR, NA INTERNETE DIZ QUE ALGUMS CASOS SARAM SOZINHOS. ESPERO QUE ME RESPONDA LOGO, ESTOU IMPACIENTE. OBRIGADO

mande para o e-mail harlen.davidson@yahoo.com.br