O laboratório Janssen-Cilag lançou na Alemanha uma pílula contra ejaculação precoce capaz de retardar o tempo que o homem leva para ejacular.  A pílula, que está sendo comercializada com o nome de "Priligy", é composta principalmente pela substância Dapoxetina, criada originalmente para combater a depressão. Espera-se que a droga também seja liberada no Brasil.

A Associação Americana de Urologia estima que a ejaculação precoce afete entre 27 e 34% dos homens de todas as faixas etárias. Outros estudos estimam uma incidência entre 4 e 30% dos homens. A incidência real é difícil de avaliar porque, de um modo geral, os pacientes se constrangem em admitir que são portadores deste distúrbio.

A ejaculação precoce pode ter um impacto devastador no relacionamento do casal. Pesquisas mostram que  os portadores do problema levam em média 1,8 minuto para ejacular depois do início da relação sexual, enquanto a maioria dos homens leva em torno de 7,3 minutos. A relação sexual rápida, insatisfatória para mulher, se tornará cada vez mais desagradável para ela. E o homem, na maioria dos casos, vai se sentir culpado por não conseguir dar prazer a sua companheira.

Até hoje não há bons tratamentos para este problema. A Dapoxetina é uma nova droga que surge no mercado com a promessa de ajudar aqueles que sofrem com o descontrole ejaculatório.

Em um dos estudos para a avaliação de eficácia clínica, os homens que tomaram Dapoxetina em doses de 30 mg ou 60 mg tiveram um aumento de três ou quatro vezes no tempo para chegar a ejaculação, em relação a homens que tomaram um placebo.

A Dapoxetina neutraliza o impacto da serotonina, um neurotransmissor químico do cérebro. Pesquisas indicam que a serotonina tem um papel importante na ejaculação, o que explicaria por que alguns medicamentos que regulam os níveis desse neurotransmissor, como os antidepressivos, podem retardar o tempo para a ejaculação.

CONTROVÉRSIA

É verdade que este tipo de medicamento já causou alguma controvérsia. Empresas como a Pfizer, a GlaxoSmithKline e a Merck foram alvo de processos judiciais movidos por pacientes que dizem que os antidepressivos aumentam o risco de suicídio para os usuários.

Este risco não foi comprovado até hoje. No entanto, a Food and Drug Administration (FDA, órgão regulador da comercialização de remédios e alimentos nos EUA) rejeitou o pedido de aprovação da Dapoxetina apresentado pela Janssen-Cilag em 2006, sem explicar sua decisão. Acredito que a droga será novamente submetida à aprovação do FDA.

Segundo o fabricante, a Dapoxetina foi "exaustivamente avaliada" em vários testes clínicos envolvendo mais de 6 mil homens portadores de ejaculação precoce e suas parceiras.

A droga, à semelhança dos medicamentos para tratar a disfunção erétil, deve ser ingerida pouco antes do encontro sexual e seu efeito dura em torno de 6h. Por ser uma substância do grupo dos antidepressivos, terá que ser adquirida com orientação e prescrição médicas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ok Dr, mas me diga uma coisa: existe alguma diferença significativa entre a dapoxetina e a paroxetina? Li que os efeitos sáo semelhantes. Logo, náo vai haver nenhuma grande revolução com este remédio, pois a paroxetina já é há anos usado para combater a ejaculação precoce

Aproveitando, mais uma pergunta: se a ejaculação precoce teria relaçào com a ansiedade, por que vcs médicos não indicam o uso de ansiolíticos para combatê-la?

Anônimo disse...

Acredito que o comentário anterior seja equivocado. Eu morro em Portugal (embora seja brasileiro) e o resultados com Dapoxetina podem ser observados logo na primeira dose, além se poder ser tomado apenas quando necessário antes da relação sexual, ou seja, maior flexibilidade. Comecei tomando Paroxetina e alem de ter que tomar um período contínuo (ao qual tive exposição a efeitos colaterais sem ter desejo sexual) e somenete posteiormente iniciei a perceber o benefíco. Eu estou satisfeito em tomar um medicamento apenas quando preciso e com eficácia, se paroxtina fosse realmente como vc comprar, então deveria ter sido aprovado anteriormente, não?

Anônimo disse...

doutor tenho uma duvida meu esposo tem evacuação precosse ele pode engravidar ter filhos,isso tem tratamento.

Anônimo disse...

tem que tomar o resto da vida ou com esse remedio vc fica "curado"