O internauta Alberto tem algumas dúvidas em relação à sibutramina, um medicamento que ajuda a diminuir a sensação de fome. Ele vem tomando o remédio há 2 meses, primeiro com uma dosagem de 10 mg (durante 40 dias) e agora com 15 mg. 

Ainda com a dosagem de 10 mg, Alberto sentiu alguma dificuldade para urinar. "Atualmente, após terminar a urina, está saindo um pouco de esperma", relata. Por isso, ele quer saber se o uso desse medicamento é prejudicial à saúde.

Prezado Alberto, a subtramina só pode ser usada sob rigoroso controle médico. Esse medicamento faz parte de um grupo de fármacos conhecido como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).

A serotonina é uma molécula envolvida na comunicação entre os neurônios. Os medicamentos do grupo ISRS aumentam a concentração de serotonina ao inibir sua reabsorção pelos neurônios que recolhem esta molécula nas sinapses nervosas - o local onde acontece a transmissão de informação de uma célula para outra.

Os antidepressivos fazem parte do grupo IRSS. No entanto, algumas drogas desse grupo podem ter outras finalidades, como a dapoxetina, que está sendo usada para tratar a ejaculação precoce.

A subtramina é um antidepressivo também, mas com maior ação no centro da saciedade. Ela pode causar, de fato, uma maior dificuldade para urinar porque reduz a capacidade de contração da bexiga, principalmente quando já existem problemas desta natureza provocados por um aumento da próstata.

Caso o problema persista, faça uma consulta com um urologista.

Quero lhe agradecer, Alberto, por ter enviado um email para o blog Urologia em Destaque. O objetivo aqui é prestar um serviço de utilidade pública, mas jamais substituir a consulta médica.


Este espaço foi criado para tirar suas dúvidas sobre assuntos ligados à urologia. Envie um email para pergunte@urologia-rj.com.br e veja aqui a resposta. As questões que chamarem a atenção de vários internautas serão respondidas em bloco.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia DR Roberto. Faço uso da Sibutramina desde outubro de 2008 e minha esposa e eu notamos uma diminuição gradativa no tempo da relação. Hoje a situação se encontra muito desagradável pois o tempo é diminuto. Relatei a situação ao meu endócrino e ele me orientou a buscar a ajuda de um urologista. A Sibutramina pode estar causando esta alteração no tempo da relação? Existiria algum medicamento que anulasse este efeito colateral? Grato. Beto.

Anônimo disse...

Olá Dr. Bom, estou tomando a Sibutramina tbm e hoje percebi que logo após evacuar e urinar, quando levantei do vaso ainda senti uma pequena vontade de urinar e na cerdade saiu um liquido com a mesma textura e coloração do esperma sem odores de inflamações ou colorações que sugerissem uma infecção ou algo parecido. Acreditei no momento que poderia ser efeito da Sibutramina pois no ano passado quando tomei o medicamento pela primeira vez isso aconteceu e interrompi imediatamente o uso. Agora que voltei a tomar percebi novamente, hoje. Será prejudicial o uso do medicamento? Vale lembrar que ao evacuar alguns homens comentam perceber eliminar esta substância e alguns argumentos dizem que a próstata pode ser estimulada neste momento o que causa essa eliminação do esperma. Gostaria de saber um pouco mais. Parabenizo pelo Blog e deixo meu e-mail para contato: acfminas@hotmail.com

Obrigado.

Augusto.

Anônimo disse...

Faço uso do sibutramina há 2 meses. Tenho tido resultados fantásticos com relação a diminuição de peso, sem sofrimento, sentindo-me saciado, principalmente à noite, mais energia para exercícios e redução do apetite. MAS nestes dois meses, apossou-se de mim uma grande disfunção erétil. Tenho HPB. Tenho 47 anos. Minha vida sexual está péssima. Será que o SÍBUS tem interferido nesta impotência
Grato: Edvaldo Pedro (Fortaleza -CE)
e-mail: edvaldocmf@hotmail.com
](aguardo uma orientação desesperadamente)

Anônimo disse...

A cirurgia de raspagem para cura da hiperplasia prostática benigna pode trazer efeitos colaterais sérios, como disfunção erétil ou impotência?

Anônimo disse...

boa tarde,eu tenho 23 anos e tomo sibutramina 15mg há quase 2 meses e minha vida sexual dura nem um minuto...to desesperado..rsrs o que eu faço?
deixo meu email para contato israel@idelli.com.br
abraço

Anônimo disse...

ola doutor gostaria de saber quantos dias que passa o efeito da sibutramina após a suspenção pois estava tomando esse remedio e fiquei com ejaculação anormal estou em desespero doutor grato pela resposta fique com Deus meu e-mail oaguia2010@hotmail.com